top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssessoria Ambiotech

Leilão da Aneel: repercussão dos resultados e novidades

Saiba mais sobre como foi o último leilão de linhas de transmissão feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O cronograma é curto para empreendedores nesta nova fase de estudos ambientais e obtenção de licenças.

Após a divulgação do resultado do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro, as empresas que arremataram os 16 lotes têm de cumprir um cronograma rígido exigido em edital para dar sequência nos projetos. A construção ocorrerá em 7.152 Km de novas linhas de transmissão de energia. A estimativa é que as empresas vencedoras gerem 28 mil empregos.


O resultado do Leilão confirma a expectativa positiva para o setor neste ano. O diretor de Desenvolvimento Comercial da Ambiotech, engenheiro Breno Carvalho, analisa os resultados e fala sobre os próprios passos para os empreendedores que arremataram os lotes. Confira a entrevista.



1. Qual sua avaliação geral do resultado do último leilão da Aneel?


Breno Carvalho - Havia muita expectativa em 3 players que não foi confirmada no leilão. Sem dúvida, a surpresa foi o grande sucesso da Neoenergia que arrematou quatro empreendimentos que somam aportes de mais de R$ 6 bilhões em investimentos. Alguns lotes tiveram deságios agressivos e isso confirma nosso otimismo para o ano de 2019. Esperamos que as proponentes tenham o mesmo apetite para os próximos leilões, já que os novos rumos políticos do país favorecem isso.



2. As empresas que vencem a concorrência têm um cronograma rigoroso para a fase de licenças e obras. Quais os cuidados necessários para garantir que todas as etapas sejam cumpridas antes mesmo do prazo?


Breno Carvalho - Realmente o cronograma é muito apertado. Um dos principais cuidados a serem tomados pelos empreendedores são: a agilidade do empreendedor para definir o traçado final da Linha de Transmissão, as questões ambientais e fundiárias.



3. A primeira etapa do cronograma é o licenciamento Ambiental. Como a Ambiotech pode ajudar as empresas nesse processo?


Breno Carvalho - A Ambiotech atua no ramo de licenciamento ambiental para o setor de energia há mais de 18 anos, com trabalhos realizados em todo o Brasil. Já passamos por diversas situações e podemos dizer que o fator experiência pesa muito para se ter sucesso ao licenciar um empreendimento. Podemos ajudar as empresas oferecendo um serviço estratégico e objetivo que unifica os interesses do empreendedor e do meio ambiente.



4. Em relação às licenças para as linhas de transmissão leiloadas, quais as medidas necessárias para garantir as liberações?


Breno Carvalho - Atuamos como Consultoria desde antes do leilão, quando estudamos todos os lotes com muita antecedência. Assim, podemos identificar todos os riscos, apresentando um orçamento real no modelo turn key para o empreendedor. Após o leilão, que é a fase em que estamos, realizamos todos os estudos e programas ambientais das fases LP, LI e LO e Arqueologia, além de uma consultoria específica para Gestão e Obtenção das Licenças.


Nos últimos 18 anos formamos um corpo técnico extremamente qualificado que possui muita credibilidade nesta área complexa que é o Licenciamento Ambiental. Com isso sempre trazemos soluções estratégicas que resultam em economia e ganho de prazo para nossos clientes.




Para mais novidades e divulgação das próximas datas referente os Leilões da Aneel, inscreva-se em nosso Blog, clicando aqui.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page