top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssessoria Ambiotech

Ambiotech Realiza Curso de Apicultura – Produção Sustentável de Mel para Qualificação de Comunidades

Curso de Apicultura garante qualificação de comunidades Indígenas do Alto Xingu.


Curso de Apicultura
Curso de Apicultura em aldeia Indígena


A equipe Ambiotech, representada pelos biólogos Vanessa Antunes e Paulo Regato ministrou em maio de 2016 na Aldeia Piaraçu, um curso de Apicultura visando a Qualificação de Comunidades Indígenas do Alto Xingu na produção sustentável de mel.

O curso faz parte de um projeto maior do Instituto Raoni, onde cursos são oferecidos a fim de qualificar as comunidades indígenas assistidas por este instituto.

Participaram deste curso indígenas das etnias Kayapó, Juruna e Tapayuna. A primeira parte do curso foi realizada em sala de aula, onde os participantes receberam informações sobre o que é apicultura, o histórico e a ecologia das abelhas com e sem ferrão. Foi também repassada aos indígenas informações sobre a escolha do local do apiário, a estrutura mínima necessária, o funcionamento de um apiário, materiais necessários, segurança do apicultor e manejo das abelhas.


O Instituto Raoni montou e equipou na aldeia Piaraçu a Casa do Mel, local para as comunidades poderem processar o mel produzido nas aldeias do parque nacional do Xingu. A segunda parte do curso foi realizada nesta instalação, onde os indígenas aprenderam o manejo dos maquinários, como processar o mel, do favo até o envase final para venda.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page