Visão Ambiental

Em Busca da Sustentabilidade

À medida que o homem compreende a sua influência no mundo natural, a otimização do relacionamento entre suas atividades e a utilização dos recursos naturais torna-se vital e impostergável. A problemática ambiental deverá orientar as ações empreendedoras da sociedade, assim como os governos são responsáveis por definir políticas públicas cada vez mais eficazes para garantir a qualidade de vida da população e a sustentabilidade do planeta.
As empresas devem estar atentas às questões relacionadas ao meio ambiente para se adequarem à conduta de preservação e passarem a atuar de forma efetiva na criação de um novo modus operandi global. Para tal, o correto tratamento da temática ambiental nas relações de mercado exige o empreendedorismo idôneo e sintonizado com a era da sustentabilidade, a fim de promover uma convivência harmônica e equilibrada com o meio ambiente.


O Cenário Brasileiro

 

No Brasil, a opção pelo desenvolvimento sustentável é ainda mais estimulante para os empresários. Com legislação ambiental avançada e o histórico recente de responsabilidade social nas iniciativas privadas e governamentais, o país tende a se diferenciar universalmente na indução de políticas voltadas à criação de projetos e desenvolvimento de produtos ambientalmente sustentáveis.
Nenhum outro país combina a destreza empresarial com boas instituições e um meio ambiente tão repleto de oportunidades. Ainda que exista espaço para melhorar, este cenário valoriza a gestão ambiental responsável, conferindo aos empreendedores que adotam essa filosofia em suas iniciativas, inúmeras vantagens competitivas.