• Dicas Ambiotech: Como Viver Com Menos Impacto | Equipe Ambiotech / 2009

    Os problemas ambientais são muitos e, geralmente, muito grandes. Perda de florestas, extinção de espécies, deterioração da qualidade da água e do ar, consumo exacerbado de recursos naturais, uso intensivo da terra e, claro, as mudanças climáticas.

    Leia mais »

  • Fogo na Floresta! Revisão do Código Florestal Ameaça as Florestas!!

    Ameaça até as florestas que não existem! Pois as áreas de preservação permanente que querem incorporar à Reserva Legal, em sua maioria, estão ocupadas por agricultura e pastagem.

    Leia mais »

  • A Solução da Economia para os Problemas Ambientais: crescer ou preservar? Não é essa a questão...

    Os problemas ambientais constituem ameaças à humanidade maiores do que guerras e conflitos. Esta afirmação, quase categórica, advém do fato de que são justamente estes (acesso a água, petróleo, terras férteis, minérios, etc.) que sublinham a maioria daqueles.

    Leia mais »

  • A Dicotômica Política Ambiental Brasileira

    O Brasil é visto como um dos principais ‘players’ no cenário ambiental global, seja pela Amazônia e sua ameaçada conservação ou pela potencialidade econômica de uma das maiores economias em desenvolvimento.

    Leia mais »

  • Energia Renovável: Um Novo Desafio para o Setor Sucroalcooleiro

    Há um consenso geral entre governo, empresários, cientistas e analistas de que o Brasil tem prerrogativas suficientes para assumir a liderança mundial no setor das energias renováveis a partir da biomassa vegetal, a agroenergia.

    Leia mais »

  • Empreendedorismo e Sustentabilidade Ambiental: exemplos práticos

    A sustentabilidade ambiental caminha rapidamente para a superação definitiva de uma fase conceitual, intimamente associada ao discurso de grupos ambientalistas, e passa a ser incorporada ao dia-a-dia das pessoas, das empresas e dos governos.

    Leia mais »

  • Elementos Essenciais para a Compreensão da Atual Crise Ecológica

    Aquecimento global, quantidade crescente de resíduos sólidos, desmatamento, contaminação do solo, água e ar. Os problemas ambientais estão cada vez mais evidentes, não é mais possível ignorá-los.

    Leia mais »

  • Crise para quem precisa...

    Essa mesma crise que, segundo o mais recente bombardeio da mídia, ameaça ruir a ordem econômica mundial, em nada será parecida com as debacles financeiras de outrora.

    Leia mais »

  • Geo-engenharia: Precisamos chegar à esse ponto?

    Se é o homem o responsável pelo aquecimento global e suas consequentes alterações climáticas, é certo que o próprio homem pode (e deve!) reverter o processo e esfriar o Planeta.

    Leia mais »

  • Energia, Sustentabilidade e a Era do Equilíbrio Ambiental

    Energia e sustentabilidade sempre caminharam em direções opostas na longa trajetória de construção da civilização.

    Leia mais »

  • PCHs (2/2): O Projeto Empacou no Licenciamento...

    O seu projeto passou normalmente pelo crivo da ANEEL, cumpriu todas as exigências afetas a um estudo de engenharia, foi endossado e cercado de segurança por um estudo ambiental consistente

    Leia mais »

  • PCHs (1/2): Esses Pequenos Empreendimentos e seus Grandes Obstáculos

    As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) foram as precursoras da eletricidade no Brasil. Tudo começou no final do século XIX, quando a companhia de mineração Santa Maria instalou o nosso primeiro aproveitamento hidrelétrico, em Diamantina, Minas Gerais.

    Leia mais »