Energizada Linha de Transmissão 230 kV Cascavel Oeste – Umuarama Sul

A linha de transmissão 230 kV Cascavel Oeste - Umuarama, construída pela SPE Costa Oeste Energia, formada por Copel (51%) e Eletrosul (49%), entrou em operação no último final de semana de agosto de 2014. O empreendimento foi finalizado dentro do prazo estipulado em contrato.

A equipe da Ambiotech Consultoria orgulha-se do sucesso obtido em todas as etapas do licenciamento desta linha de transmissão, tendo atuado desde a elaboração do Relatório Ambiental Simplificado (RAS), passando pelo Relatório Detalhado dos Programas Ambientais (RDPA) e finalizando com a implantação dos programas ambientais durante a fase de obras.

Breve Histórico do Licenciamento Ambiental do Empreendimento
O Relatório Ambiental Simplificado (RAS) da LT apresentou diagnóstico ambiental e a identificação e avaliação dos impactos ambientais previstos a partir da implantação do empreendimento. Os estudos subsidiaram a emissão da Licença Prévia (LP) do empreendimento pelo IAP em agosto de 2012.

O Relatório Detalhado dos Programas Ambientais (RDPA) da LT foi elaborado pela Ambiotech para subsidiar a emissão da Licença de Instalação (LI) do empreendimento. A Licença foi emitida pelo IAP em janeiro de 2013, autorizando o início das obras.

Após emissão da LI, a Ambiotech executou/coordenou os seguintes programas ambientais estabelecidos no RDPA da LT: Programa de Gestão Ambiental da Obra, Programa de Sensibilização Ambiental para a Comunidade e Funcionários da Obra, Programa de Informação e Relacionamento com a Comunidade, Programa de Reposição Florestal, Programa de Monitoramento do Risco de Colisão de Aves com a LT, Programa de Resgate, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial. A Licença de Operação do empreendimento foi emitida pelo IAP em junho de 2014.

Sobre o Empreendimento
A Linha de Transmissão 230 kV Cascavel Oeste – Umuarama Sul possui uma extensão de aproximadamente 144 km e localiza-se no estado do Paraná, atravessando dez municípios ao longo de seu trajeto.

(02/09/2014)

| Outros